Tecnologia TOPCon - O mínimo que você precisa saber sobre essa novidade

Publicado por 14/07/2023 por Vertys | Compartilhar:

A Vertys Solar Group está trazendo para o mercado uma novidade importante. Os novos módulos que começaram a ser comercializados neste mês de julho apresentam diferenciais importantes, que mostra mais uma vez o pioneirismo em relação às novas tecnologias. Graças a parceria de longa data com a Era Solar, a Vertys fechou uma importante negociação em relação aos módulos TOPCon na potência 580W, fazendo com que essa avançada nova tecnologia se torne viável a um preço extremamente competitivo, esse é um diferencial importante na hora de apresentar o orçamento aos seus clientes.

PERC vs TOPCon: Comparando Tecnologias de Energia Solar

Na indústria de energia solar, a tecnologia PERC tem sido a dominante por algum tempo. No entanto, essa novidade que é a tecnologia TOPCon é mais avançada em vários sentidos, trazendo um ganho importante que deve ser considerado na hora de escolher qual módulo utilizar. Esta nova geração utiliza um método mais avançado para reduzir as perdas, melhorando assim a eficiência dos painéis solares e sua relação de custo-benefício.

O que você precisa saber

A introdução do módulo de 580W trouxe consigo uma série de vantagens, essas são as principais vantagens que você precisa entender.

1. Maior eficiência: A tecnologia TOPCon oferece maior eficiência em comparação com a tecnologia PERC, permitindo que o novo módulo de 580W gere mais energia do que os módulos PERC 555W de mesmo tamanho.
2. Menos módulos para a mesma produção: Devido à sua maior eficiência, menos módulos TOPCon são necessários para produzir a mesma quantidade de energia que os módulos PERC. Isso significa economia de tempo e dinheiro na instalação.
3. Economia de espaço: O módulo de 580W, mais eficiente, produz mais energia por metro quadrado. Isso o torna ideal para telhados ou áreas onde o espaço é limitado.
4. Redução dos custos do sistema: Menos módulos significam menos componentes do sistema e menos tempo de trabalho, o que pode reduzir os custos gerais de instalação, custos de estruturas de fixação, cabeamento CC, entre outros.
5. Novidade: A tecnologia TOPCon é a novidade que logo se tornará o padrão do mercado. Isso significa que podemos esperar ver módulos TOPCon por bastante tempo no mercado, facilitando ampliações futuras de sistemas instalados com esse tipo de módulo.
6. Geração maior em condições adversas: A tecnologia TOPCon oferece um melhor coeficiente de temperatura, resultando em uma geração maior de energia nos dias mais quentes, comuns no Brasil. Também tem um desempenho melhor em condições de baixa luminosidade.
7. Menor degradação: O desempenho linear da tecnologia TOPCon é melhorado em relação ao PERC, garantindo uma diferença cada vez maior com o passar dos anos.

Esses pontos demonstram que além de diversos benefícios relacionados ao aumento da eficiência geral do painel, comparando dois módulos de mesma potência, mudando apenas a tecnologia, o módulo TOPCon irá entregar mais energia ao inversor. O que significa mais renda para o cliente.

De quanto é esse ganho?

Para entender o impacto econômico e espacial dessas vantagens, vamos considerar uma usina de 75kW no solo. Para a mesma potência, precisamos de 200 módulos de 555W, resultando em 111,00kWp, enquanto apenas 191 módulos de 580W são necessários.

No que diz respeito ao preço do módulo, vamos considerar para esse exemplo o mesmo custo por watt. Ao considerar os custos de cabeamento, estruturas e instalação, a economia com a opção de 580W chega a 1% de redução no preço do gerador. Isso significa mais de 2000 reais de economia já no momento da compra. Quando consideramos a ocupação do espaço, a opção de 580W economiza 23m² em instalações no telhado e 50m² em instalações no solo.

Além disso, temos o ganho relacionado à maior geração do módulo TOPCon considerando os coeficientes de temperatura e de degradação anual. Esse ganho de geração deve ser calculado para cada sistema pois varia dependendo das condições de cada local. Em uma simulação feita para Toledo-PR, Estima-se um ganho de 3% a partir do primeiro ano, chegando a 8% ao longo da vida útil da usina. Ao longo de 30 anos, considerando a simulação feita, estimou-se uma renda 6% maior para os módulos TOPCon.

Assim, o módulo de 580W usando a tecnologia TOPCon é bastante atraente. Ela oferece uma opção mais eficiente, acessível e fácil de instalar para a energia solar, destacando-se como uma escolha rentável tanto para os instaladores quanto para os consumidores finais.

Autor: Leonardo Burtet - 14 de julho de 2023 - Artigos técnicos